27.6.13

Feirinha de Artes do Alfredo Simonetti







É nesta sexta-feira 28 de junho a partir das 08:00h a I FAAS (Feirinha de Artes do Alfredo Simonetti) com o tema "Criando e recriando na escola", o evento aberto a visitação é pioneiro na cidade de Upanema-RN e conta com a participação dos alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental séries iniciais da E.E Professor Alfredo Simonetti que confeccionaram objetos artísticos a partir de vários materiais que vão desde tecidos, vidros, plásticos, madeira até cordas, pedras, latas e materiais reciclados. A Feirinha foi criada com o objetivo de estimular os alunos a participarem de trabalhos manuais produzidos por eles mesmos em sala de aula, contribuindo assim para seu desenvolvimento cultural e artístico, enfatizando a importância das artes em nossas vidas. A escola mais uma vez age como agente transformador, conscientizador  e oportunamente levando os alunos ao entendimento da não banalização do ensino das artes e do reaproveitamento de materiais através da reciclagem.

 

17.6.13

Você é daltônico? Faça o teste?

11

Quando estímulos visuais em forma de feixes luminosos passam pela pupila, eles incidem na retina, onde essa energia luminosa é convertida em sinais elétricos, responsáveis pela interação neural. Ao serem transformados em impulsos, partem da retina em direção ao encéfalo, que os analisa e classifica. Na retina, existem células sensíveis, que fazem a interpretação das cores azul, vermelho e verde, cores primárias (para o cérebro), que originam cores secundárias através de combinações de outros tons cromáticos.
Cada cor excita uma espécie de célula, que capta e transmite ao cérebro um tipo de estímulo, por exemplo, se você olhar para uma luz azul, as células responsáveis sensíveis a essa cor enviarão mensagens para o encéfalo.
Homens e mulheres enxergam as cores de maneira diferente:
13
No entanto, mais ou menos 10% de homens, contra apenas 1% das mulheres, podem apresentar um grau de deficiência na percepção das cores. A isso, dá-se o nome de daltonismo.
Nessa população, essas células se apresentam em número menor ou podem estar com sua conformação alterada. Existem tipos diferentes de daltonismo, por exemplo, aquele no qual é difícil diferenciar o verde do vermelho. E também aquele em que a pessoa enxerga tudo em tons de cinza, preto e branco.
Há testes para detecção do daltonismo, que tal fazer o teste e descobrir se você é daltônico ou não?

00
Se você conseguiu perceber os números 15, 29, 3, 5, 8, 12 e 74, você não é daltônico.

10
Se você conseguiu enxergar no primeiro quadrado, um círculo uma estrela e um quadrado. No segundo quadrado, um quadradinho e um círculo. No terceiro, um quadradinho e um círculo e no último, um barquinho, parabéns, você não é daltônico!

Coloque nos comentários o que você conseguiu enxergar, mas não pode colar, hein?

Tirado do Site: minilua.com