30.8.13

26.8.13

Redação de Dário Filho sobre a juventude e as manifestações

Abaixo a redação do meu filho Dário Alessandro de Souza Filho que ficou entre as quatro melhores do simulado do Colégio Diocesano Santa Luzia. Parabéns filhão, papai te ama muito.
JUVENTUDE EM AÇÃO
Muitos dizem que a juventude brasileira está acomodada, que não tem muito o que fazer a não ser assistir televisão, que não conhece e não luta por seus direitos, que são jovens completamente diferentes daqueles que deporam presidentes e lutaram pelo que queriam. Mas estamos mostrando que não é bem assim.
Pelas manifestações nas ruas, podemos ver que os jovens não estão inertes na sociedade. Estão provando que, em sua maioria são informados e conscientes de sua situação e da situação de seu país, e provando que a juventude não é apenas uma fase de pura rebeldia e experimentação. Porém, a falta de rigor nas escolas e nas famílias também vem mostrando suas consequências. É muito comum ver jovens de diferentes idades indo às ruas apenas para destruir o patrimônio público e causar tumultos em meio as pacíficas manifestações daqueles que desejam ver seu país prosperar. Infelizmente, essas atitudes da minoria estão dando argumentos para quem diz que a juventude é uma fase de rebeldia e que ela não deve ter voz na sociedade. Porém, sabemos que isso não é verdade, quando vemos manifestantes tentando impedir os baderneiros que insistem em manchar os bonitos protestos da grande maioria que está lá para exigir seus direitos.
Contudo, apesar de estarmos provando que a juventude já é uma fase de maturidade,sempre vai haver aqueles que dizem ser uma fase de rebeldia, como também, haverá aquela minoria de jovens que colocam argumentos na boca desses críticos.

21.8.13

MAIS FOTOS DA FEIRINHA DE ARTES DO ALFREDO SIMONETTI: CRIANDO E RECRIANDO NA ESCOLA

Aconteceu no último dia 28 de junho, com início a partir das 08h00min, a I FAAS (Feirinha de Artes do Alfredo Simonetti) com o tema "Criando e recriando na escola".


O evento foi aberto à visitação e tornou-se pioneiro na cidade de Upanema-RN, contando com a participação dos alunos do 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental da EE Professor Alfredo Simonetti, que confeccionaram objetos artísticos a partir de vários materiais, como: 
                               • Tecidos, 
                               • Vidros, 
                               • Plásticos, 
                               • Madeira, 
                               • Cordas, 
                               • Pedras, 
                               • Latas e 
                               • Materiais reciclados. 
A Feirinha foi criada com o objetivo de estimular os alunos a participarem de trabalhos manuais produzidos por eles mesmos, em sala de aula, contribuindo assim para os seus desenvolvimentos cultural e artístico, enfatizando a importância das artes em nossas vidas. 



A escola, mais uma vez, age como agente transformador, de conscientização, que leva os alunos ao entendimento de que o Ensino das Artes é importante e de como o reaproveitamento de materiais, através da reciclagem, é necessário e importante para o ambiente em que vivemos. 


A escola se preocupou com os procedimentos didáticos a serem utilizados na Feirinha e disponibilizou, para auxiliar os alunos: 
                              1. Textos informativos, música. 
                              2. Confecções de artesanatos manuais. 
                              3. Exploração de diversos materiais como: 
                                  papéis, tecidos, garrafas pets, tintas, etc.
                              4. Registro das atividades desenvolvidas em sala de aula. 
                              5. Aulões de arte. 
                              6. Publicação no Facebook ou Blog da escola. 
A culminância, no dia 28 de junho de 2013, Foi feita com uma exposição dos trabalhos realizados em sala de aula, com visitas alternadas entre salas e/ou no pátio da escola, apresentando todos os materiais que foram utilizados nos trabalhos dos alunos com os materiais recicláveis. 


Na avaliação, os professores observaram, durante o desenvolvimento do projeto e sua realização, a participação, interesse e colaboração entre os colegas de classe pelos alunos, o respeito e valorização pelos trabalhos dos outros, bem como, a criatividade nas atividades desenvolvidas por cada turma do 1° ao 5° anos. 


NOTA DA 12ª DIRED

A escola estadual professor Alfredo Simonetti, na cidade Upanema/Rn, está localizada à Manoel Gonçalves, 78 – Centro, funcionando com um total de 504 alunos. Deste total, 242 participaram diretamente do projeto e, 262 indiretamente, com o envolvimento de 07 professores. A escola é gerida pelos professores Dário Alessandro e Ana Cléa e os e-mails para contato, são: 
Email da escola:  
Email do diretor:  


Texto e fotos: EE Alfredo Simonetti
Adaptação de texto e edição de fotos: professor e jornalista Raimundo Antonio

17.8.13

Escotismo no Alfredo Simonetti



A Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti  recebeu na manhã desta terça feira 13/08 os coordenadores do projeto “Escotismo nas escolas” Robson Gomes Maia e Keffysson Kennedy (voluntário) da Secretaria Estadual de Educação. O projeto visa complementar a educação formal oferecida pela escola pública, através da utilização do Projeto Educativo dos Escoteiros  do Brasil. O escotismo é um movimento de tradição e que pode transmitir bons ensinamentos para o nosso alunado, tais como disciplina, cidadania, fraternidade, espírito de grupo, respeito aos mais velhos dentre outros, disse o diretor Dário Alessandro. A Escola Estadual Prof. Alfredo Simonetti vai formar um grupo que será aberto a toda comunidade ou seja poderão participar pessoas de todas as idades.